quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Recordando minha Infãncia!

 

Recordando minha infância,
Sinto saudade daquela criança
Que nasceu lá no sertão!!
Tempo bom demais...nada era importado
Tudo era tirado da terra cultivada com um arado.
Tinha o milho o feijão, arroz ,e a macaxeira.
O milho,era essencial,completava todas as refeições,
Do biscoito,bolo, cuscuz tava pronta as festanças.
A pamonha substitua o pão,a canjica era sobremesa
Não fazia falta o pudim na mesa.
A manteiga de garrafa,a nata,parecia um requeijão.
O queijo,nem tinha esta besteira,
De provolone,mussarela,o diferente era de manteiga
Vindo de outras terras,Minas gerais,era queijo da nobresa
Toda visita,era recebida com mesa de goluseima.
Tapioca,pé de moleque,queijo de cinco quilo era isto que enfeitava a mesa.
Prato e talher bonito,não era sinal de beleza.
A mesa bem servida do café a sobremesa
Era assim que ficava feliz quem recebia o padre ou a princesa.
Ai que saudades que tenho...!!!da minha infância querida!
Eu brincava ,eu corria,no patamar da igreja.
Ficava esperando o dia da festa do padroeiro.
Neste dia você comia galinha de chiqueiro,no leilão
ela subia e o povo dizia que tanto  oferecia.
O padre que ia pra celebrar toda a festança
Era aguardado por velhos e criança.
Irradiava alegria,até  a terra tremia,embebidos pela fé
Todos lhe ofereciam porco,galinha e se duvidar até rapé.
Ainda tinha minha avó Chiquinha
Que ia na cozinha pra que nada faltasse,
Todos que foram a missa, comiam feliz e bebiam
Mesmo que não fosse parente,chegou,sentou,pegou o prato e a colher pode ser homem ou mulher
a felicidade era oferecer, e ver você comer o pirão e o bom feijão.Com corredor e  tutano do boi, tava feita a refeição.
Era assim que preparava a festa no interior.
Com fogos sem artifício celebrava-se a festa do Senhor.
Hoje tudo mudou!você compra na feirinha,a comida que quizer,
O show tem  música profana,forró e arrasta pé.
Mas,eu tenho na lembrança o tempo bom que era.
Ai que saudade da minha infância  na querida Berilândia!!!

Valdenice-23 de março de 2008
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

a href="http://oficina-do-gif.blogspot.com/" target="_blank">