
Machado, quando não é chamado de maior escritor brasileiro, fica com a segunda posição (atrás do nosso amigo Guimarães Rosa). Sua história nos causa admirção,era um rapaz de familia pobre, neto de escravos, trabalhou desde jovem. Mas a sorte lhe sorriu, e o fez autodidata. Machado trabalhou como jornalista e depois ingressou no serviço público, onde teve carreira meteórica. Depois de escrever livros de características românticas, Machado inaugurou o Realismo no Brasil em 1881 com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Com seus livros realistas, foi o primeiro brasileiro a escrever literatura universal, e foi quem colocou a literatura brasileira no mapa. Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, ano em que escreveu seu último livro, Memorial de Aires, onde deixa evidente a tristeza e a saudade provocada pelo falecimento, anos antes,de sua esposa, Carolina.
Euclides da Cunha - autor de Os Sertões
Biografia, estilo e obras
O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.
O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.
Podemos considerar Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico.
Este autor brasileiro utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil.
Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.
No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani.
É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema. Outra obra também considerada de grande valor literário é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira.
Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.
Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.
Olá!
ResponderExcluirFeliz por encontrar pessoa como você que gosta de escrever.Achei lindo demais seu blog.Espero retornar mais vezes.
Um grande abraço
Se cuida