sábado, 16 de fevereiro de 2013

O mar










A Sombra refletida sobre a areia seca,o céu muito azul sem nuvens nem estrelas, separado pela linha do horizonte estar o mar, com suas ondas a balançar ,levando e trazendo a brisa para o clima melhorar.
Diante desta paisagem exuberante  e com uma abundãncia de agua salgada estar o banhista,que procura a todo custo ao sol se bronzear. O moreno quer ficar mais escuro,o branco quer sua cor mudar e o pretinho que aproveitar a areia da praia para o futebol jogar.Assim a imensa area de areia e mar que banha toda costa oceanica,de norte a sul de leste a oeste,não importa o pais e nem a língua o mar é para todos.Com seus peixes,camarões, e tubarões ,sua furia das ondas diverte a criançada e os adultos que correm para não serem atacados,outros pulam por sobre as ondas e outros com suas pranchas dançam a ritmo das ondas.O mar também é temperamental,tem seus dias de furia,arrastando e destruindo tudo e tem seus dias manso,que forma uma piscininha para alegrar as criancinhas.
Contemplar sua beleza,inspira poetas e romanticos,mergulhar em suas ondas leva o sufista aos mais ardentes desejos de competição,as grandes pipas do Kitesuf, carregada pelo vento que a onda faz levar torna-se o esporte de homens e mulheres fazem suas acrobacias no mar levado pelo vento,as regatas com suas velas de cores variadas enriquecendo a beleza nautica.E é neste mar onde as primeiras viagens foram realizadas,transporte de cargas e passageiros o correio também era marítimo,chegava-se de um pais para outro só pelo mar,grandes batalhas aconteceram.Hoje são as viagens de luxo,nos grandes navios,quando as pessoas de posição social boa e financeira preparam suas malas,com joias e roupas de gala para o grande jantar dançante em alto mar.Mergulhadores se vestem com suas máscaras e roupas adequadas e mergulham ao fundo do mar,pesquisando o que ainda tem para descobrir sobre  este tão suntuoso mar de aguas quentes e geladas,de um azul esverdiado  que tambem em regiões forma icebergues. O pequeno barco tambem tem sua vez,pescadores passam dias              tentando trazer ao seu lar o sustento para familia.
O mar é temperamental,dias manso,dias tempestuosos arrastando casas alagando ruas com sua furia de superioridade, mostrando ao ser humano o seu limite,para não avançar mar a dentro.Mas o mar é local de lazer,de alegria,de descontração,pisar na area com pouca roupa e pé no chão,chapeu na cabeça,agua de côco,boa companhia e deixa a onda me levar.
Ja dizia Manuel Bandeira
Quero ser feliz Nas ondas do mar Quero esquecer tudo Quero descansar.  Valdenice

16 de fevereiro de 2013

 

Um comentário:

  1. Quem é vivo sempre aparece,5 anos pasaram para que eu venha ler sua mensagem.Mudei de celular varias vezes e nunc a mais vi meus blogs hj por acaso o encontrei e tive o prazer de ver sua mensagem.Fico losongeada com seu comentario e muito agradecida.Visitarei sua pagina.Um abraço.

    ResponderExcluir

a href="http://oficina-do-gif.blogspot.com/" target="_blank">